Vai faltar planeta?

O relatório Planeta Vivo 2008, da WWF Brasil, mostra que o atual modelo de consumo e a alta degradação ambiental levarão a um colapso dos recursos naturais a partir de 2030

Rayana Borba – rayanab@gmail.com

Alerta: o relatório Planeta Vivo (http://www.wwf.org.br/index.cfm?uNewsID=16180), publicação da WWF Brasil, avisa que a capacidade de regeneração dos recursos naturais da Terra já excede 30%. Tal índice mostra que, se continuar no mesmo ritmo, serão necessários dois planetas em 2030.

Cynthia Rinnert é doutoranda em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente no Instituto de Botânica de São Paulo e entende de recursos naturais. Para ela, a previsão feita pela WWF é verdadeira e perigosa. “Certamente temos um grande problema. O atual modelo econômico nos faz acreditar que os recursos naturais são infinitos e que a natureza se auto-recuperará”, diz. Mesmo diante dessa perspectiva desanimadora, ainda há o que se fazer para retardar a crise.

Mestre em engenharia ambiental, Cynthia acredita que não é possível salvar o planeta. De qualquer forma, não se deve dispensar pequenas ações cotidianas que contribuem para que o colapso ambiental seja retardado e tenha menor impacto. “A responsabilidade é de todos nós. Não podemos mudar o mundo, mas se cada indivíduo tomar alguma medida, certamente faremos a diferença”, lembra.

As medidas às quais Cynthia se referem são a redução do tempo de banho (economizando água e energia), a reciclagem do lixo e a não utilização de materiais descartáveis. “Não sou adepta aos copos descartáveis. Tenho minha própria xícara e a lavo com água e sabão”, comenta a ambientalista que afirma serem utilizados menos recursos para a lavação do que para a produção de um copo plástico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: