Será mais difícil tirar a carteira de motorista em 2009

Resolução que aumenta horas-aula e tempo de carteira provisória, tornará a CNH mais cara

Francine Hellmannfran_hellmanns@yahoo.com.br

As mudanças anunciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com relação às horas teóricas e práticas para os alunos que pretendem tirar pela primeira vez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão causando tumulto nas auto-escolas neste fim de ano. Em Joinville o movimento dobrou.

As novas regras estão previstas na Resolução nº 285/08 , do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que altera a carga horária de 15 horas-aula práticas e 30 horas-aula teóricas para 20 horas práticas e 45 teóricas. Elas devem entrar em vigor a partir de janeiro de 2009. A validade da Permissão para Dirigir (PPD), conhecida como carteira provisória, passa de um para dois anos.

Os assuntos das provas também sofrerão alterações. Automaticamente mudarão os conteúdos programáticos oferecido pelas auto-escolas. O Contran pretende fazer os motoristas entenderem a relação perigosa que há entre bebida alcoólica e direção, e tratar com mais dedicação o assunto motocicleta no trânsito. O tempo de aulas sobre direção defensiva será dobrado.

Pesquisa recente do Departamento Nacional de Transito revela que cerca 50 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas de acidentes de trânsito. Sendo que desse total, 20 mil morrem na hora da ocorrência e 30 mil após serem socorridas. O levantamento revela ainda que 70% dessas mortes estão relacionadas ao consumo de álcool ou de outras drogas.

Os futuros motoristas não estão apenas fugindo de estudar menos, querem evitar os novos custos. A sócia-proprietária de auto-escola em Joinville Roberta Litzmann, 52 anos, afirma que, no mês de novembro o movimento dobrou. De acordo com ela o preço das aulas será reajustado na proporção da carga horária, ou seja, 50% para as aulas teóricas e 33,33% para as práticas. “O preço poderá chegar a uma diferença de R$ 300,00”, revelou.

A estudante Vivian Costa, 19 anos, procurava uma auto-escola na sexta-feira passada (14/11). “É um absurdo, os preços já estão aumentando antes de a nova lei entrar em vigor”, contou. Ela garante que há um mês procurou uma auto-escola e foi informada de um preço R$ 80,00 mais barato. “É pela procura, quase não temos mais estrutura para aceitar alunos este fim de ano”, afirmou Litzmann.

O mototaxista Augusto Matos, 22 anos, considera importante que os órgãos responsáveis estejam começando a se preocupar mais com os motociclistas. “Falam pouco sobre motos nas aulas teóricas”, disse. E ressaltou: “Quem mais precisa entender o nosso lado são os motoristas de carro”.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] 5, em 25 de novembro de 2008 Postado no Novembro 26, 2008 por primeirapautaielusc Mudanças da CNH movimenta as auto-escolas Novas regras aumentam a carga horária das aulas teóricas […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: