Programa Linha Verde cria e reestrutura parques ambientais

Nove áreas de preservação serão implantadas para o lazer da população de Joinville

Edson Azevedo – edson.jve@hotmail.com

Apoiar o desenvolvimento de Joinville, a partir da implantação de parques destinados ao lazer e a recreação da população. Este é o objetivo do programa Linha Verde, que vai implantar uma rede de nove parques em diferentes regiões da cidade e um plano cicloviário de aproximadamente 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas urbanas integrando todos os parques. O valor total do financiamento junto ao FONPLATA (Fundo de Desenvolvimento para a Bacia do Prata) é de US$ 14.75 milhões, revela o arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ) e um dos responsáveis pela execução das obras Celso Lanim.

O complexo Porta do Mar, obra de qualificação urbana da orla da Lagoa do Saguaçu, com atracadouro, decks, implantação de sistema de comunicação visual, equipamento urbano, iluminação pública, praça em níveis, restaurantes e quiosques, tem como elemento principal a construção de um monumento em forma de arco simbolizando a Porta do Mar. Servindo como mirante para a magnífica paisagem da Baía da Babitonga, a Porta do Mar permitirá visualizar as 10 ilhas, o centro histórico de São Francisco do Sul e o contorno da Serra do Mar.

Mata nativa, mangue, sambaqui e rios. Nesse cenário, será instalado o Parque da Cidade, como medida de união do lazer à preservação do meio ambiente. O parque, que inclui em seu programa equipamentos como playground, mirantes, quadras de esporte, espaços para educação ambiental, tem como vantagem um ambiente de lazer à população joinvilense.

Totalmente envolvidos pela cidade, os quase 390 hectares do Morro da Boa Vista apresentam uma das maiores reservas de Mata Atlântica em área urbana. A importância ambiental e paisagística para a cidade e a necessidade de disponibilizar áreas de lazer e recreação dotadas de infra-estrutura.

Qualidade de vida

“A manutenção das lagoas e a preservação da mata de seu entorno garantirá o ecossistema que abrigam e seu importante papel na dinâmica das águas, minimizando cheias, além de integrar a preservação ambiental com a prática de esportes e caminhadas contemplativas”, detalha Celso Lanim.

Projetado para proporcionar a população entretenimento e informações sobre Joinville, a fonte dos desejos, o largo da fonte, o caminho das águas, as águas dançantes, os espelhos d’água e as cascatas, são algumas das atrações e foram concebidas com técnicas adequadas ao tratamento sustentável dos elementos naturais, especialmente a água.

O Morro do Iririú, com 198 metros de altitude, apresenta, ainda, boa parte da cobertura vegetal original e sua importância para Joinville pode ser comparada ao Morro da Boa Vista. A revitalização do Parque Morro do Finder, juntamente com a inclusão de novos equipamentos, complementa o programa Linha Verde.

Exploração racional

“Atuar na preservação, conservação e recuperação do meio ambiente com equipamentos adequados que possibilitem ações racionais capazes de responder as necessidades sociais são as propostas para a segunda etapa de implantação do Caieira”, enfatiza Lanim.

O projeto tem como objetivo a exploração de forma racional e sustentável do potencial turístico do lugar, em consonância com a conservação dos atrativos naturais, históricos e culturais, ofertando uma alternativa de desenvolvimento para a comunidade local.

Finalmente, o Eixo Ecológico Leste compõe-se de um complexo viário com tratamento paisagístico diferenciado e ciclovias. O percurso do Eixo Ecológico Leste, para efeito desse programa, ligará os bairros Comasa e Jardim Iririú, no limite do Canal dos manguezais e adentra os bairros Jardim Iririú e Aventureiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: