GPS: palavra ainda sugere alta tecnologia para poucos

Sistema de localização e navegação se torna uma necessidade da vida moderna

Max Ferreira Machadomaxtt@terra.com.br

Muito se ouve falar sobre GPS. Em conversas sobre tecnologias e automóveis importados esse equipamento é citado, principalmente, quando alguém volta da Europa ou dos Estados Unidos. A primeira impressão é que se trata de um equipamento caro e só agregue o conceito de alta tecnologia, pois é comum ouvir comentários de pessoas que conduziram carros na Europa com esse equipamento.

E afinal, o que é GPS? A sigla vem de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. O sistema tornou-se operacional em 1995 e é composto por 26 satélites que se movem a uma velocidade de 11.265 quilômetros em uma altitude de 20.200 quilômetros. Os dispositivos que possuem GPS enviam sua identificação para o satélite e vice-versa. Estabelecida a comunicação, o satélite localiza as coordenadas da posição do dispositivo. O acessório tem como principal função localizar o endereço desejado pelo motoristas a fim de otimizar o trajeto no tocante à  facilidade e segurança.

Hoje em dia, qualquer pessoa que viaje para outra cidade e procure pontos turísticos ou queira chegar a lugares definidos previamente tem o GPS como ferramenta ideal para ajuda imediata. O equipamento, pouco maior que um telefone celular, tem uma tela  na qual se pode visualizar a programação do local onde se deseja chegar.Ao programar o trajeto, uma voz emitida do aparelho indica o percurso passo a passo, sem que o motorista precisa desviar seu olhar da direção.

Além disso, o GPS tem uma memória, na qual  constam informações de utilidade pública sobre a cidade, onde o sujeito transita. Cada vez mais utilizado, o aparelho tem preço considerado acessível – em torno de 800 reais – o mesmo valor de um rádio com CD player. A instalação é fácil: o aparelho é fixado no pára-brisa através de uma ventosa e o cabo de conexão é fixado ao acendedor de cigarro do veículo.

De acordo com Juliana Specki, proprietária de uma loja que comercializa o produto,em Joinville, a procura pelo acessório aumentou de uns tempos pra cá, embora muitas pessoas ainda não tenham noção da utilidade do GPS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: