Profissionais debatem pronto-atendimento em Joinville

Grupo se reúne todo mês para aprimorar o atendimento à comunidade

Everson Henning – everhenn@ig.com.br

Buscando aprimorar os conhecimentos necessários para salvar vidas, um grupo de profissionais de pronto-atendimento criou o “APH Norte de Santa Catarina”. A sigla APH significa Atendimento Pré-hospitalar, que compreende uma série de procedimentos que fazem parte da rotina de bombeiros, policiais, paramédicos, enfermeiros e médicos.

O APH Norte congrega integrantes de todos os órgãos envolvidos com o atendimento pré-hospitalar, como Samu, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar e hospitais da região. Ivonei Poulsin é integrante do Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo – Graer –, e junto com o médico Maurício Lemos, emergencista do Samu, começou a reunir os colegas de trabalho há cerca de dois anos. Segundo Ivonei, Joinville é “privilegiada no tocante aos serviços de atendimento pré-hospitalar, pois temos quatro serviços de emergência públicos”.

O problema, de acordo com o socorrista, é que esses serviços “não andavam em sintonia”, causando dificuldades principalmente para os plantonistas dos hospitais, que eram obrigados a mudar o procedimento conforme a equipe que trazia os feridos. “As palestras tem por foco integrar os serviços e promover a educação continuada de todos”, afirma.

O grupo não recebe nenhum incentivo financeiro para as palestras. Todos que participam fazem alguma doação para a logística do evento. Até agora foram realizados nove encontros. No último deles, no dia 15 de outubro, cerca de 200 pessoas participaram e assistiram a palestra do médio emergencista Maurício Lemos sobre atualidades em reanimação cardio-pulmonar. O próximo vai ser dia 13 de novembro, e dessa vez o tema é o atendimento a pacientes feridos por arma de fogo. “Aumentou muito esse tipo de ocorrência na região, por isso decidimos colocar na pauta”, explica Ivonei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: