Lauro: o homem que diz mas não fala

Reeleito em Joinville pelo PSDB, vereador faz histórico em comissões da Câmara

Por Jouber Castro (jouberhc@gmail.com)

Lauro fez 50 anos no dia 4 de setembro. Mesmo assim, na foto oficial de vereador, que no seu gabinete fica na parede atrás da sua cadeira, ele não tem uma ruga, nenhuma marca de expressão. Tem até um sorriso esboçado, coisa que no Lauro sem Photoshop é difícil de perceber. Lauro Kalfels, vereador eleito pelo PSDB para a segunda legislatura em Joinville com 4.240 votos – 304 a menos que da primeira vez –, é um sujeito de olhar cansado e invariavelmente com aparência de desconfiado. Alemão de Rio Fortuna, no sul de Santa Catarina, é ruivo, vermelho e decidido. Não foge de nenhum assunto, mas quase sempre deixa perguntas sem resposta.

Quando Lauro chegou a Joinville, em 1977, foi trabalhar na Tupy. Morava numa pensão com seus 11 irmãos. Já era década de 80 quando conheceu Valdete, com quem se casou em 1984. Foi também nessa época que Lauro e a esposa abriram a Valdete Modas na Rua Alcântara, no bairro Boa Vista. Logo em 1985 deixou a Tupy para se dedicar ao comércio.

“Muitas pessoas me procuravam na loja quando precisavam ir ao médico, ou para qualquer outra coisa”, lembra Lauro, com um tom meio modesto. A popularidade do dono da Valdete Modas se alastrou quando ele encabeçou a briga dos moradores da região pelo asfaltamento da rua. “As pessoas começaram a me perguntar porque eu não era candidato”, conta. A partir daí, Lauro já não pôde mais controlar os caminhos do seu nome no bairro Boa Vista.

Lauro mesmo vindo da roça e trabalhando no chão de fábrica, em três anos de Joinville já era filiado ao PTB. Foi lá que conheceu o delegado João Rosa, com quem travou amizade. “Para onde ele ía, nós íamos junto”, referindo-se aos cerca de 200 amigos do delegado. Foi bem por isso que Lauro não se lançou candidato a vereador em 1996. Não deu outra: 2.576 votos para o delegado. “Estávamos em busca de representação, já que achávamos que o bairro estava esquecido”.

Foi o delegado João Rosa que o indicou para assumir a Secretaria Regional do Boa Vista em 1997. Como Lauro e seus amigos faziam tudo que o delegado mandasse, quando ele se transferiu para o PSDB para concorrer a deputado estadual, lá foi o Lauro junto com ele. Quando zarpou para a Assembléia Legislativa – eleito com 12.924 votos –, o homem que havia sido alçado ao posto de “representante do Boa Vista” deixou outro no seu lugar. Era o Lauro.

João Rosa resolveu voltar para o PTB em 1999, e levou sua trupe junto. “Fizeram muita festa no dia da filiação”, recorda Lauro. Nesse meio tempo Lauro e o delegado brigaram, de modo que este vetou o nome daquele para a candidatura à Câmara. Lauro ficou na Regional até 2002, quando entregou o cargo, já decidido a se candidatar por outro partido. Encontrou o PSL em 2004, onde se elegeu com 4.544 votos.

De quatro anos de mandato, Lauro destaca o aprendizado: “Cara, isso aqui é uma faculdade. O cara sai sabendo”. Em 2007 assumiu uma vaga na Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, por conta da sua experiência como secretário regional do Boa Vista. Também em 2007 assumiu a presidência da Comissão de Ética da Câmara.

A grande conquista se deu em 2008, ano em que tomou para si o assento de presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Hoje, depois de muitas leituras, até sabe os projetos que não entram na casa de jeito nenhum. “Recebemos da Prefeitura muitos projetos, principalmente de alterações da lei de uso e ocupação do solo. Eu mando de volta. Esses projetos têm muitos interesses por trás”. Lê todos os dias, a ponto de se achar capacitado para contrapor idéias sobre legislação do assessor jurídico da Câmara, o advogado Maurício Rosskamp. “Já tivemos grandes discussões”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: