Cinema e gastronomia

Aprenda a fazer um delicioso Ratatouille

Patrícia Debortoli – paty.debortoli22@gmail.com

O cinema mundial dispõe de vários filmes que trazem como tema principal a gastronomia, e tratam dela com muita propriedade. Clássicos como “A festa de Babette” nos convidam a uma reflexão sobre paladares, aromas, sentidos e a saborear incríveis descobertas sobre nossos próprios gostos.

No ano passado o crítico de cinema Rubens Edwald Filho e a jornalista Nilu Lebert lançaram um livro de receitas, mas não se trata de qualquer livro de receitas, eles selecionaram 28 filmes que tem como protagonista a gastronomia, o título “O Cinema vai à mesa” traz também histórias sobre pratos marcantes.

Outra prova de que cinema e gastronomia tem tudo a ver, é a animação da Disney/Pixar “Ratatouille”.  O filme é um prato cheio não só para as crianças mas também para adultos, onde “qualquer um pode cozinhar”
Ratatouille é também o nome de um prato de origem francesa. A receita a seguir serve seis pessoas.

Ingredientes

1 pimentão vermelho
– 300g de cebola
– 650g de abobrinha italiana
– 160g de berinjela
– 650g de tomate maduro
– 20ml de azeite de oliva
– 1/3 de cabeça de alho
– 10g de açúcar
– raminhos de salsinha, 2 folhas louro e raminhos de tomilho
– sal a gosto
– pimenta-do-reino a gosto
– óleo de milho (ou de amendoim) para fritar.

Modo de preparo

Lave todos os legumes e retire as partes não-aproveitáveis. Tire as sementes e pique os pimentões e a cebola em cubos, a abobrinha e a berinjela em retângulos (formato de “dominó”). Reserve.
Passe os tomates rapidamente por água fervente, para tirar a pele. Corte os tomates em quatro partes e tire as sementes. Reserve.

Descasque os dentes de alho e pique em pedaços pequenos, ou passe pelo espremedor.
Frite os legumes
Feito isso, comece a fritar os legumes, separadamente. Primeiro, frite o pimentão em um fio de óleo de milho. Quando estiver cozido, mas não excessivamente mole, retire e deixe escorrer em papel-toalha. Reserve.

Faça a mesma coisa com a cebola: frite no óleo de milho até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve.

Repita o procedimento com a abobrinha. Ela vai estar no ponto quando tiver soltado toda a água. Salgue levemente no final da cocção e deixe de lado.

Agora só falta a berinjela. Antes de fritar, ferva rapidamente os retângulos de berinjela em água, escorra, e frite em seguida no óleo de milho.

Cozimento

Depois de fritar todos os legumes separadamente, você vai precisar de uma panela grande e pesada para finalizar o prato. Coloque o azeite de oliva, o alho picado, o açúcar e os demais temperos verdes para refogar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os tomates e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos – até os tomates derreterem.

Feito isso, acrescente todos os legumes reservados, misture e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Quando estiver cozido, retire os galhos de tempero e louro, e está pronto para servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: