Web como ferramenta das escolas

As escolas particulares utilizam cada vez mais a internet para atrair e conquistar seu público. Informações e serviços são disponibilizados aos usuários.

Alexandre Perger ale.perger@gmail.com

Estrutura, propaganda, histórico, serviços e notícias. Isso é o que há de mais recorrente nos sites das principais escolas particulares de Joinville. Em meio a era digital, uma página na web pode fazer a diferença. Um site explicativo e objetivo pode atrair novos clientes. Todas as principais instituições de ensino privado da cidade apostam nessas ferramentas. Algumas diferenças são encontradas na disponibilização de alguns recursos, como no site do Colégio Santos Anjos que apresenta, em parceria com o Google, uma ferramenta de busca.

A maioria dessas instituições oferecem também o ensino superior junto com a escola, fazendo com que os espaços dos sites fiquem divididos. Uns focam mais o ensino médio, como é o caso do Elias Moreira (FCJ), que apesar de oferecer cursos superiores, dão mais atenção ao ensino fundamental e médio. Na maioria dos casos, esses portais fazem uma apresentação da instituição. Dão acesso ao acervo da biblioteca e fornecem outros serviços.

Sociesc

O site da Sociesc apresenta opções de ajuda e serviços para todos os cursos. Esses serviços vão de boletins on-line a informações sobre os cursos. Dados sobre a matrícula, calendário, guia acadêmico, boletos, situações de pagamento. Isso está disponível para todos os cursos e opções de ensino. É disponibilizada também a consulta à biblioteca. Na capa tem notícias e informações sobre bolsas de estudos, estágio e programas de tecnologia da instituição.

Univille
A biblioteca da Univille é de fácil acesso virtualmente. Na página não existe nada específico para o colégio da Univille. O ensino médio não tem muito destaque. Existe a sessão meu espaço. Mas, em geral, não é um site muito completo e que abrange os estudantes de ensino médio. A preocupação é com os estudantes.

ACE

O site da ACE é mais completo e mais explicativo. As sessões são divididas entre colégio e o ensino superior. Lá está disponibilizado calendário e a matriz curricular, além de uma apresentação do corpo docente. Na parte de serviços é possível acessar a biblioteca e o jornal da ACE. As notícias possuem um espaço de destaque.

Elias Moreira
No site do Elias Moreira encontra-se uma sessão onde está a apresentação do ensino fundamental e médio, com as atividades extras. Tem a parte de notícias e o Elias virtual. Quem quiser se matricular ou matricular seu filho pode encontrar no site a relação de documentos e lista de materiais. Existem os serviços de biblioteca on-line e virtual. Na parte intitulada “principal” pode-se ver a apresentação do colégio, fotos, contatos, históricos.

Santos Anjos
O site do Santos Anjos aparece com um diferencial já no começo. Na parte de cima da página principal está um link para a central do aluno, do professor e do coordenador. Logo abaixo existe um link para pesquisar o google sem que precise abrir a página do google. No menu lateral direito tem a apresentação da instituição, com história, projetos, biblioteca, um tour virtual. Os usuários podem ter acesso as características de casa curso e as atividades extracurriculares. No centro tem o calendário, comunicados e atividades.

Bom Jesus
Na página do Bom Jesus está tudo junto, ensino superior e médio. Em cima da página têm um lugar chamado nossos cursos. Se clicar em ensino básico, vai abrir a página quem tem toda a apresentação dos cursos, a agenda, alguns serviços e setores. Na página central tem a apresentação de toda a estrutura da instituição e seus serviços. Um dos diferencias do site do Bom Jesus/Ielusc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: