Sites de serviços facilitam a vida do cidadão joinvilense

Emissão de B.O, impressão de faturas e consulta à dividas são algumas das facilidades proporcionadas por sites

Camila Prochnow – prochnow.camila@gmail.com

Digite algumas palavras chaves no Google. A partir daí um universo de muitas opções se abrirá na tela do computador. É assim que sites disponibilizam vários serviços ao cidadão de Joinville com acesso à internet. Com apenas um clique é possível emitir um boletim de ocorrência, a segunda via da fatura do telefone, ou ainda consultar o seu saldo de multas de trânsito. Só a página da Prefeitura Municipal da cidade já tem diversos links que levam a muitos outros endereços de órgãos joinvilenses. Seinfra, Conurb e Ippuj são algumas das instituições lincadas no site.

A tarefa de dirigir-se à delegacia mais próxima, às vezes não tão próxima assim, para emitir um boletim de ocorrência após um acidente de trânsito pode ser bem mais simples. Na página do 8º Batalhão da Polícia Militar de Joinville escorregando o mouse para o tópico de taxas pode-se emitir uma cópia de um boletim de ocorrência sem nenhuma complicação.

Já na página da Secretaria de Infra Estrutura Urbana (Seinfra) o internauta pode consultar o processo nos alvarás de construção e localização. Além disso, o contribuinte tem condições de informar-se sobre quais são as obras em andamento na cidade, aquelas concluídas, bem como as ruas que foram recentemente pavimentadas.

No portal da Celesc quando visitado o link de serviços que leva ao acesso das faturas, pode-se retirar a segunda via de fatura da conta e o facilidade aumenta quando há a opção do pagamento pela internet. Informações como indenizações de danos em equipamentos, taxa de iluminação pública e taxa de serviços também estão na web.

A Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville também oferece um site bem estruturado. Tendo em mãos o número da matrícula da conta de água, o usuário tem acesso às suas faturas pagas, débitos pendentes, faturas a vencer e a leitura do consumo.

Quando o assunto é telefonia fixa a página da Brasil Telecom tem espaço dedicado ao cliente: no menu “Sua Conta”, depois de efetuar um cadastro no site, o usuário pode gerenciar sua conta visualizando gráficos de consumo, por exemplo. Uma das formas de pagamento é on line. Quem preferir pode optar pela emissão do boleto no site ou ainda pelo débito automático. As solicitações de conta por e-mail ou alterações de data de vencimento também são completamente virtuais.

Apesar de configurar-se como uma página repleta de informações o site da Prefeitura Municipal de Joinville poderia facilitar mais a vida dos joinvilenses. O portal se encarrega de levar a outros links de órgão municipais e acaba apresentando poucos serviços ao cidadão. Em comparação com o site da Prefeitura de Florianópolis, por exemplo, o site de Joinville perde pontos quando não propicia a impressão de taxas como o IPTU. Ainda, as informações hospedadas no site são mal organizadas e a navegação não é muito fácil.

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