Orkut auxilia usuários nas tarefas cotidianas

Muitos internautas joinvilenses encontram no site de relacionamentos um lugar para estabelecer laços de ajuda

Rafaela Mazzaro – fafa_mazzaro@hotmail.com

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope NetRatings, o Orkut é o site mais acessado pelos brasileiros. Dentre os usuários entrevistados, 70% são freqüentadores assíduos do site de relacionamentos e chegam a abrir cerca de 1.300 páginas por mês. Mas se engana quem pensa que o Orkut não passa de uma ferramenta para encontrar e fazer amigos. Sua função vai mais além. Muitos internautas aproveitam a visibilidade que o site proporciona para conseguir um emprego, encontrar um cãozinho perdido ou, até mesmo, arrumar uma carona.

Existem mais de 1,5 mil comunidades relacionadas a Joinville. Além de reunir gostos em comum, elas dão voz aos participantes por meio dos fóruns de discussão. Qualquer usuário que se torna membro de uma comunidade pode criar um tópico dentro no fórum. Esse tópico é um meio para que o membro possa registrar algo que esteja relacionado com o tema da comunidade.

O micro empresário Paulo Flores participa da comunidade “Carona Joinville Florianópolis” e conta com a ajuda de outros integrantes do grupo, por meio de um pedido escrito no fórum, para vir até Joinville visitar sua namorada. “Normalmente os caroneiros são os mesmos, um acaba conhecendo o outro”, responde ao ser questionado sobre a confiabilidade do site.

Paulo também escreveu um livro sobre adoção por meio de depoimentos recolhidos no Orkut. Assim como ele, o estudante de engenharia mecânica Filipe Gaio Ramos, que atualmente estuda em Florianópolis, entrou na comunidade na tentativa de conseguir uma carona até Joinville. “Eu participo da comunidade há pouco tempo, essa foi a primeira vez que tentei uma carona, mas vários amigos meus sempre vão e por enquanto não tiveram problemas”, ressalta Filipe.

E por que não usar a ferramenta para conseguir a tão esperada vaga no mercado de trabalho? Antonio Marsoz trabalha no Programa Via Cidadão, que seleciona candidatos para empresas de Joinville. Para procurar pessoas que queiram preencher as vagas, ele “fuça” a comunidade “Empregos Joinville” na tentativa de encontrar algum pedido de emprego que se encaixe nos pré-requisitos exigidos pelas empresas.

Antonio sabe que muitos não acreditam nas suas propostas de emprego feitas por meio do site. “Estamos com vagas em aberto e entrevistas em andamento. Já me ligaram cinco pessoas depois que viram o anúncio no Orkut. Cheguei a marcar entrevistas para esta semana, mas não sei se os candidatos vão comparecer”. Ele não vê problemas em buscar candidatos no site de relacionamentos. “Tenho várias vagas em aberto, mas está difícil conseguir pessoas especializadas”.

Viviane Sipriano também recorreu à comunidade “Abrigo Animal Joinville” para procurar o dono de uma cadela encontrada por uma amiga. Assim como ela, muitos usuários que perdem ou acham cães colocam fotos e pedidos de ajuda nas comunidades. Alguns até encontram nos tópicos um modo de debater sobre as crueldades sofridas pelos animais.

Além das comunidades citadas, existem milhares onde o internauta pode compartilhar suas dúvidas, oferecer ajuda e pedir uma mãozinha, nem que seja para conseguir uma recomendação de um restaurante ou negociar um livro usado.

Algumas dicas de comunidades em Joinville

Restaurantes Joinville: Comunidade para troca de idéias e dicas entre frequentadores, proprietários e profissionais de restaurantes de Joinville

Sebo Virtual – Joinville/SC: Comunidade destinada para trocas e vendas de livros, discos, HQ e demais materiais

Festas Joinville: Comunidade para divulgação de festas e eventos

Procuro Banda – Joinville/SC: Comunidade destinada aos músicos de Joinville e Região que estão a procura de bandas e contatos

Muamba Joinville: Atua como uma espécie de mercado livre do Orkut. Destinada a venda, troca e compra de produtos

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Internautas utilizam Orkut para buscar qualquer tipo de ajuda Muito além de um site de amizades e entretenimento, o Orkut ajudas as pessoas até a procurarem um novo emprego. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: