E se Deus recebesse e-mail?

Em Joinville, boa parte das igrejas já tem o próprio endereço na web. Entre mensagens, informações históricas e notícias sobre eventos, há espaço para o internauta enviar online o próprio pedido de oração.

Rosimeri Back
– primeirapauta.ielusc@gmail.com

De cara, o primeiro acesso ao site religioso da Paróquia São Francisco Xavier traz uma curiosidade: “Envie seu pedido de oração”. O recado pode ser deixado online, preenchendo nome, e-mail e a mensagem da graça que se deseja obter. Além desse exemplo, outras igrejas joinvilenses também já aderiram à tal ferramenta.

Deixando a onisciência de lado, como essas mensagens chegariam a Deus? É impossível não lembrar do personagem de Jim Carrey no filme Todo Poderoso: um deus-jornalista que recebe milhares de e-mails por segundo e, ao se deparar com a caixa de entrada lotada, resolve responder “Sim” a todos os pedidos. A partir daí, a vida se complica. Deve ser por isso que, na prática, a coisa não funciona assim.

No site da Catedral São Francisco Xavier há entrevistas e informações sobre a história da Catedral, além da explicação do sentido dos seus grandes e coloridos vitrais. O fiel internauta também pode acessar as galerias de fotos de grupos de cristãos em curso de catequese e ficar por dentro da programação de eventos. No menu esquerdo da página, a ferramenta “Pedido de oração” faz vigília à espera dos fiéis.

Segundo a secretaria da Paróquia, que tem acesso a essas mensagens, o site recebe de dois a três recados por dia. Após enviar o pedido, é possível escolher qual a forma de retorno que se aguarda da igreja (telefone ou e-mail). Assim, os recados são impressos e, se forem realmente pedidos, são depositados numa caixa, que vai ser incorporada na oração da quinta-feira. Dependendo do caso, o pedido é encaminhado diretamente ao padre, que formulará a melhor resposta para o cristão.

A Igreja do Evangelho Quadrangular também oferece essa ferramenta. Segundo a secretária Pâmela Monique, o site recebe pedidos de pessoas conectadas por todo o território nacional. Mas ela não sabe informar qual a média de recados, porque “varia muito”. A cada semana, as mensagens deixadas online são reunidas por um grupo chamado de Ministério de Interseção, que se reúne todas as terças-feiras em alguma casa, para rezar pelos pedidos e manter esse exercício de oração contínua.

Já a Igreja Batista do Sétimo Dia, também oferece espaço para envio de “Pedido de oração”, mas publica a lista dos pedidos deixados no site. Assim, qualquer um pode colaborar com a corrente de oração.

Se a questão é interação virtual, a Diocese de Joinville, que é uma igreja de 81 anos, vai além. Apesar de não disponibilizar essa ferramenta, o site anuncia o chat diocesano, Orkut, Messenger, blog e publicações multimídia.

Anúncios

2 Respostas

  1. […] Joinville, 13 de outubro de 2008 Postado no Outubro 22, 2008 por primeirapautaielusc E se Deus recebesse e-mail? A busca pela espiritualidades também caminha com os avanços da tecnologia. No mundo virtual, […]

  2. Peço ao Senhor Jesus que me ajude a arranjar um emprego urgente, pois já estou desempregada há mais de 1 ano, que Deus abençõe a todos que intercederem por mim com suas orações. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: