Um convite:Machado de Assis

EDITORIAL

Uma edição para lembrar o centenário de morte de Machado de Assis. Escritor clássico, adepto de vários gêneros, Machado foi personagem da sua própria história e conseguiu construir um estilo de linguagem peculiar.

Poeta, dramaturgo, cronista, crítico, ensaísta, jornalista e até burocrata, o autor sabia como ninguém delinear o perfil psicológico de um personagem e, não somente, dar-lhe vida por ações. Considerado autodidata, aos 16 anos publicou seu primeiro trabalho literário, o poema “Ela”, na revista Marmota Fluminense. Com o interesse precoce pela vida intelectual e a paixão latente pela literatura o menino do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, transformou-se em fascinante escritor, cujas obras despertam curiosidade e a leitura permite uma analogia com a atual conjuntura brasileira.

Nós que também somos atores dessa teia social do século XXI, publicamos algumas das facetas de Machado e um recorte dos canais de acesso ao seu legado, principalmente na web.

Uma edição temática, um convite para ler, conhecer e lançar novos olhares – ainda mais contemporâneos – sobre a obra machadiana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: