Colégio de Joinville possui obra completa do escritor Machado de Assis

Além de ter acesso ao acervo, alunos participam de eventos temáticos

Guilherme Cardosoguilherme.srds@hotmail.com

 Em Joinville, o Colégio Machado de Assis (Cema) é um dos centro educacionais que preservam a memória de Machado de Assis. Sandra Helena Calegari, diretora pedagógica do Cema, conta que o colégio possui a obra completa  do autor tanto em livros como em CD’s,  “é praticamente uma obrigação nossa até pela história da escola”.Poucas escolas no país possuem a obra completa do lendário romancista.

O investimento na aquisição da obra completa de Machado de Assis partiu da importância do escritor na literatura brasileira e do próprio nome que a escola carrega. Para incentivar a leitura, os educadores sempre sugerem aos alunos leituras prévias dos livros ou de trechos e capítulos de títulos machadianos que são trabalhados em sala de aula, seja em trabalhos ou provas escolares.

O Cema ganhou um aliado para divulgação do acervo de Machado de Assis. O Ministério da Educação lançou há duas semanas a obra completa do autor em formato digital. São 246 arquivos que contém livros como Dom casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Esaú e Jacó e outros. A digitalização das obras é resultado de uma parceria entre o portal domínio público, do MEC, e o Núcleo de Pesquisas e Informática, Literatura e Lingüística (Nuppill), da Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa fez parte da abertura da exposição sobre o autor na biblioteca nacional.

O colégio Machado de Assis promove eventos com temáticas relacionadas à vida e obra do autor. Segundo a diretora, são gincanas, aulões, olímpiadas que têm como objetivo valorizar o trabalho machadiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: