Alunos estudam literatura e biografia de Machado de Assis

Centenário de morte do poeta incentivou a leitura das obras machadianas em salas de aula de Jaraguá do Sul

Daiana Constantinodaiana_constantino@hotmail.com

Michel Formighieri conheceu Machado nas aulas de literatura

Michel Formighieri conheceu Machado nas aulas de literatura

Em Jaraguá do Sul, das 18 escolas estaduais apenas a Professor João Romário Moreira realizará evento em comemoração ao centenário de morte de Machado de Assis. E das 34 instituições municipais somente a Escola de Ensino Fundamental Machado de Assis fez atividades alusivas aos cem anos de morte do poeta no dia 29. A data serviu de incentivo a leitura das obras machadianas e os professores aproveitaram para ensinar sobre o escritor em sala de aula.

O pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis lotou para a apresentação da peça “Conto de Sala de Aula de Machado de Assis”. Os alunos desfilaram caracterizados e depois declamaram poesias do escritor. Para a diretora Gisela Relindes Frankowiak, os eventos possibilitaram aos estudantes conhecer a biografia do romancista e suas obras literárias.

Os professores da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor João Romário Moreira preparam atividades para o dia 15 de outubro. Segundo a diretora, Liane Lia Reinke Pinheiro, duas apresentações teatrais estão marcadas, a partir das 19h, na Sociedade Aliança, localizada no bairro Rio Cerro II.

Escola inspira alunos com mensagens de Machado de Assis

Escola inspira alunos com mensagens de Machado de Assis

Mesmo sem atividades extra-classe, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Abdon Batista não ficam atrás. A estudante Joana Caroline Martins, 15 anos, conta que leu Dom Casmurro. “Essa é uma obra depressiva, que fala de morte”, afirma Joana. A aluna gosta do jeito que Machado narra os fatos e os descreve. “Ele é realista e se comunica com o leitor”, aprovou a aluna.

No Instituto Educacional Jangada, o poeta é estudado durante as aulas de literatura. O aluno Michel Formighieri, 18 anos, conhece algumas obras. “No geral as produções de Machado de Assis são românticas, dramáticas, têm heróis problemáticos e a maioria é narrada em primeira pessoa. A história é focada em amores figurados, como acontece em Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas”, explica Formighieri.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Alunos estudam literatura e biografia de Machado de Assis Escolas de Jaraguá do Sul organizam atividades alusivas à biografia e às obras de Machado. O intuito é estimular a apreciação dos títulos do escritor e o hábito da leitura. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: