Joinville tem cinco candidatos a vereador com idade até 20 anos

Dos 280 candidatos a vereadores em Joinville, apenas cinco têm idade entre 18 e 20 anos.

Francine Hellmann e Alexandre Perger – fran_hellmanns@yahoo.com.br / ale.perger@gmail.com

O quadro de cinco candidatos com menos de 20 anos reflete uma realidade nacional de desilusão da juventude com a política, constatada pela pesquisa Datafolha de maio e pela pesquisa Vox Populi de julho deste ano. Os estudos demostram que a maioria dos jovens entre 16 e 25 anos depositam seus sonhos em bens materiais. Ideologias políticas não despontam como principais valores desta faixa etária e 74% dos entrevistados afirmam não ter nenhum interesse em participar de agremiações partidárias.

Charles Henrique Voos (PDT), 20 anos, é o quarto concorrente mais jovem à Câmara de Vereadores de Joinville. Para ele, é necessário retirar os “velhos dinossauros” do Legislativo. “A Câmara é um local de representatividade de todos os seguimentos da cidade, inclusive da juventude”, acredita. O Partido Democrático Trabalhista não foi escolhido por acaso. Convidado por oito partidos, Charles decidiu entrar no PDT pela maior possibilidade de eleger-se.

A decisão foi matemática: O partido lançou 14 candidatos. Segundo Charles, nenhum deles possui grande expressão. Assim, caso garanta-se o coeficiente eleitoral necessário para conquistar uma cadeira na Câmara, há maior possibilidade de um candidato jovem e com poucos votos se eleger.

A mais jovem cidadã a disputar o pleito municipal é a estudante do ensino médio Tailaine Smieguel (PV). Com 18 anos de idade, a garota espera “mudar o jeito de fazer política em Joinville”. Filha do presidente municipal do Partido Verde, José Carmelito Smieguel, Tailaine convive com política desde os 6 anos de idade. Porém, apenas este ano, com um curso oferecido pela legenda, tomou conhecimento sobre o sistema administrativo da cidade.

Tailaine e Charles não compartilham a mesma expectativa com relação aos votos dos eleitores da sua mesma faixa etária. Com materiais específicos, o pedetista espera conscientizar a juventude que “só um jovem entende os jovens”. Já Tailaine acredita que esta parcela do eleitorado não se interessa por política.

A pesquisa Vox Populi, realizada em julho deste ano, reflete que o assunto administração da cidade, Estado ou país não é o preferido dos cidadãos brasileiros entre 16 e 24 anos. De acordo com o levantamento, se o voto não fosse obrigatório, apenas 26% destes eleitores compareceriam às urnas. Dentre os entrevistados, 39% desconhecem a lei que proíbe a compra de votos e 70% não tem nenhuma inserção social ou partidária. Em Joinville, aproximadamente 60 mil eleitores têm entre 16 e 25 anos.

A estudante Jaqueline Mello, 19 anos, está entre os 52% de jovens brasileiros que estão desiludidos com a política e não acompanham o horário eleitoral gratuito. Para ela, o que os candidatos praticam é “politicagem”. “Isso faz com que o povo se desinteresse pela propaganda eleitoral”, afirma.

Entre os 47% que acompanham está a estudante Tatiane Sabatike, 18 anos. Ela acredita que os rumos que a sociedade irá tomar dependem do resultado nas urnas. Para ela, as ideologias partidárias independem dos filiados. “O dia em que a população descobrir o que é ideologia e se identificar com alguma, tudo vai melhorar”, afirma. Assim como Tatiane, 13% dos jovens ainda levam em consideração o partido na hora de escolher seus candidatos.

Anúncios

2 Respostas

  1. Acredito que a juventude se interessa sim pelos temas políticos, mas são descrentes em relação ao que está por aí. Com sangue novo, podemos sim, mudar.

  2. nem sempre
    consegue mudar
    equnato houver corruptos e sangue atigo de politica o brasil continuará a mesma porcaria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: