É Gol: marca repete sucesso nacional de vendas em Joinville

Líder na venda de carros, se destaca também no mercado automobilístico de Joinville.

Oriana Dutka – oridutka@gmail.com

Há 22 anos consecutivos, a Volkswagen do Brasil consegue colocar o Gol como automóvel mais vendido do Brasil. Desde janeiro foram comercializados mais de 200 mil carros da marca Gol em todo território nacional, segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O segundo lugar foi ocupado pelo Pálio da Fiat com pouco mais de 157 mil unidades vendidas.

Dados do Renavan indicam que até agosto foram emplacados em Joinville 35.686 veículos da marca Gol, que representa 10,60% da comercialização total da cidade. O Celta da General Motors aparece em seguida, com 20.092 unidades. Logo atrás, está o Fiat/Palio com 16.708 automóveis negociados, o que significa 4,96% do mercado.

Os diferenciais do Gol são: a manutenção mais fácil, a oferta de peças e o baixo custo. Na área comercial, ele é visto como um veículo robusto e resistente. O Gol foi lançado para substituir o Fusca e a Brasília e, aos poucos, conquistou o mercado e os consumidores. Desde o lançamento na década de 80, já foram criados nove modelos da marca em versões diferentes (Gol GT, Gol BX, Gol GTS,Gol Gti, geração I, II, III e IV e o novo Gol).

Este ano, a Volkswagen (VW) lançou uma versão mais arrojada do carro. Seguindo a essência da marca, o novo modelo traz o moderno, detalhes sofisticados no acabamento, mais tecnologia e realce na esportividade, ponto forte do novo Gol.

Making off do novo Gol

O modelo foi trabalhado durante três anos, com base na opinião dos clientes, conforme as pesquisas realizadas pela VW. O novo Gol está disponível nas versões 1.0 e 1.6, com opção do módulo Trend – pacote de equipamentos que destaca mais ainda o design. Segundo a VW, o plano de manutenção do veículo ficou ainda mais econômico. E é com este destaque que a marca pretende continuar como preferida dos brasileiros.

A Delta Veículos é a única concessionária da Volkswagen em Joinville que oferece veículos novos da marca VW. E, além do Gol, também dispõe de outros modelos em linha. Para adquirir um dos carros, Eduardo Stoever, gerente geral de vendas da loja, explica que as etapas seguem a regra normal de negociação, mostra do produto, financiamento e documentação.

Eduardo é gerente de vendas em concessionária há nove anos e afirma que não existe um perfil exato do consumidor de carros em Joinville. A procura de quem entra na loja é pelos benefícios, e é função do vendedor identificar este perfil mutável. “Existem clientes que entram na Delta e querem um Gol para o filho que passou no vestibular e precisa de um carro para trabalhar e estudar à noite. Já outro é taxista e prefere o Gol, pela mecânica barata e as peças fáceis de encontrar no mercado. E tem o cliente na função de representante comercial, que viaja o tempo todo e procura a marca Gol, por ser mais econômica”, explica.

Eduardo também descreve um exemplo interessante de consumidor, aquele que acabou de terminar um casamento e quer se sentir mais jovial para novas propostas emocionais. Para este tipo de perfil o Golf GTI é a resposta, pois segundo o gerente através com o carro o motorista fica mais em evidência para iniciar novos relacionamentos.

Destaque para a mecânica

Com tantas características diferenciadas do público consumidor, para relatar outro olhar sobre o desempenho do Gol como líder, resta recorrer aos mecânicos, conhecedores assíduos da parte que sustenta a boa atuação de um veículo. Foi pensando nisso que a Central de Inteligência Automotiva (CINAU) realizou uma pesquisa com as marcas e modelos preferidos dos mecânicos. Foram entrevistados 235 profissionais que atendem 70% da frota circulante do país e levadas em conta: preço, disponibilidade de peça, informações técnicas e outras questões específicas. O Gol ficou em primeiro lugar, e o Pálio em segundo.

Das marcas indicadas pelos mecânicos, a VW obteve 63,4% de aprovação e a General Motors 22%. Já na tabela de participação de mercado de automóveis da Fenabrave, as marcas traçaram outras posições: Fiat 25,11%, VW 24,98% e GM 21,64%. Segundo mecânicos de Joinville, o baixo custo da manutenção é o que garantem o sucesso da marca popular.

Samuel Meira trabalha com mecânica há sete anos, e dos modelos da marca Gol, apenas a versão de 16 válvulas é o que mais exige cuidado no uso e sustentação. Os demais são realmente os mais fáceis de trabalhar a mecânica e encontrar as peças por um baixo custo. Por isso, segundo ele, os clientes se encantam em comprar, e com a circulação constantes as peças tendem a ficar mais acessíveis ainda.

Cleuvir dos Santos tem um ano a mais de experiência que Samuel, e dispara que o Gol é o melhor carro para comprar e manter. “Ele é o melhor sim, oferece muitas facilidades para quem adquirir, desde valor, até a agilidade do concerto”, afirma. Para Cleuvir a primeira versão do Gol “Chaleira” foi a única que não teve muito destaque, e veio para substituir o fusca. O modelo consumia combustível demais, e não tinha um bom desempenho, por isso não foi aprovado pelos consumidores.

Acesse um slide com fotos das gerações do Gol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: