Chef de Joinville ensina receita de petit gateau

O contraste entre o quente e o frio que deu certo na culinária francesa, foi incorporado à culinária local

Ana Carolina Luz – anacarolinadl@gmail.com
Camila Prochnow – prochnow.camila@gmail.com

Um bolinho arredondado, macio e consistente. De chocolate, cai muito bem quando servido quente acompanhado de sorvete de creme. Eis o petit gateau, criação francesa que, em poucos anos, foi conquistando paladares ao redor do mundo.

Não se sabe ao certo quando a sobremesa surgiu. No entanto, sua criação é atribuída a um erro de preparo, tal qual o chantilly: por cozimento insuficiente, a massa ficou mais assada nas bordas, enquanto no interior, a mistura dos ingredientes não teve o tempo necessário para endurecer, ficando assim com um aspecto líquido.

Com casca crocante e recheio cremoso, as receitas são muitas, porém, cada uma leva ingredientes um pouco diferenciados, como por exemplo o rum e a vodca. “Mas a essência é a mesma”, conta Richard Schneider, chef do Le Jardin Restaurant, em Joinville. Ele, que há dez anos atua no ramo gastronômico, ensina uma das mais tradicionais receitas dessa iguaria:

Ingredientes:

100g de farinha de trigo
110g de açúcar
250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga sem sal
5 ovos inteiros
5 gemas

Modo de preparo:

Pica-se o chocolate e a ele junta-se a manteiga. Leva-se então ao microondas, em banho maria, até ficarem homogêneos. Acrescenta-se o açúcar, a farinha, os ovos inteiros e as gemas, sempre com uma leve mexida entre a junção de cada ingrediente. Agora, a massa pronta é colocada na forminha adequada, untada com açúcar, chocolate em pó ou canela, e é levada ao forno pré-aquecido a 180º durante sete minutos. Após esse período, é só desenformar e servir, ainda quente, acompanhado de sorvete de creme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: