A hora certa do morango

Fruta mais popular da estação tem propriedades terapêuticas e incentiva criatividade culinária

Rayana Borba e Jouber Castrorayanab@gmail.com e jouberhc@gmail.com

Setembro é o mês certo para as receitas com morangos. Nessa época, além da boa qualidade do fruto, o preço costuma ser mais baixo por conta da colheita. O morango, da mesma família da rosa, é mais comum na Primavera, estação sem frutas. Por isso, não há concorrentes: tem alta produção e venda acelerada. Originário da Europa, o morango é produzido principalmente em regiões de clima ameno, como a região Sul do Brasil.

Sua cultura começou no século 15, mas só se popularizou quando chegou à América. No início do século passado, passou a despertar interesse comercial. Tem propriedades terapêuticas: auxilia o treinamento de reumatismo, de males dos rins, é diurético, eficiente contra infecções e auxilia na prevenção do câncer. A fruta ainda é rica em vitamina C, combatendo a gripe.

Antes de prepará-lo ou consumi-lo in natura, o ideal é lavá-lo em água corrente e deixá-lo de molho em água com limão ou vinagre, por 15 minutos. Pode ficar na geladeira por, no máximo, três dias, sem ser lavado (a água favorece o apodrecimento). O bom morango tem tamanho médio, tem um vermelho vivo e talo bem verde. Quando fatiado, vai perdendo a vitamina C aos poucos.

Para aproveitar a safra, o Primeira Pauta Digital conversou com a cozinheira Frida Roters da Silva, responsável pelos pratos do “Festival Delícias de Morango”, do Holz Hotel. Frida, que não utiliza caderno de receitas, ensinou como fazer uma torta de ricota com morangos.

Torta de ricota com morangos

Ingredientes:
500 g de ricota cortada em pedaços
250 g de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
3 ovos
Suco de 1 limão
1 caixa de morango

Modo de preparo:
No liqüidificador bata a ricota, o creme de leite, o leite condensado, os ovos e o suco de limão. Se preferir, acrescente uma colher de sopa de essência de baunilha. Depois de batido, coloque a massa em uma fôrma previamente untada e junte os morangos picados. Asse em forno a 150º durante uma hora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: