Pacientes do SUS de Joinville acessam resultados de exames pela internet

Laboratório Municipal de Joinville disponibiliza serviço informatizado

Oriana Dutka - orianadutka@gmail.com

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Joinville podem retirar pela internet o resultado dos exames coletados no Laboratório Municipal. A novidade está disponível desde o dia seis de outubro no site http://www.saudejoinville.sc.gov.br da secretaria Municipal de Saúde – SMS. Segundo o coordenador do setor de informática da SMS, Denis Oliveira, o serviço corresponde a todas as coletas feitas no Laboratório.

A rotina continua a mesma. No entanto, ao fazer a coleta o usuário recebe orientação e um comprovante com o endereço do site, identificação, e senha para fazer a impressão pela WEB. Sem precisar ir até o Laboratório, que fica na Rua Itajaí, bairro Centro, os pacientes irão economizar locomoção e tempo.

Dos sete laboratórios de análises clinicas particulares, credenciados na SMS, apenas três oferecem esta ferramenta: Werner, o KN e o Gimenes. O Laboratório Gahnem pode mandar o resultado no e-mail do paciente. Os Laboratórios Microtec, Labcenter e Novolab não tem página na internet.

O secretario Municipal da Saúde, Armando Dias Pereira Junior, garante que num futuro próximo a informatização estará habilitada em toda rede. A coordenadora administrativa do Laboratório, Janaina Bittencourt, informa que algumas Unidades de Saúde não têm suficiente aparato informatizado para dar suporte aos usuários. Por esse motivo, o serviço ficará por enquanto restrito aos materiais coletados na central. Segundo ela, os pacientes estão aceitando bem a nova opção.

A Unimed de Joinville também oferece a opção aos pacientes, através do endereço www.joinville.unimedsc.com.br. Todos os resultados podem ser obtidos via on line, pois o plano privado tem laboratório centralizado. Ao contrário da SMS que ainda esta arquitetando a implantação em todos os postos de coleta. A F&F Informática foi a responsável pela implantação tanto no site da SMS como da Unimed. A empresa criou o software “Exame On Line” como um portal fácil de ser implantando em qualquer laboratório de análise clínica.

Dificuldades e facilidades para alguns usuários

Para quem não acompanha ou não esta incluso na geração internet, como a aposentada Maria Aparecida do Carmo, de 65 anos, a novidade não faz muita diferença. Ele vem exclusivamente até o laboratório para buscar os resultados. E repete a ação todo o mês, pois precisa monitorar o Diabetes. Já Luciane Barboza, 25 anos, grávida de sete semanas ficou contente com o serviço. Pois, a gestação precisa ser acompanhada por uma bateria de exames durante os três primeiros semestres, e ela não precisará mais sair do trabalho para retirar os resultados.

Informatizar o serviço de exames foi uma idéia que surgiu para reduzir o fluxo das pessoas nas filas do laboratório municipal, com o único intuito de retirar os exames. Pois, desde inicio do ano, a SMS esta descentralizando o atendimento através da reorganização das coletas.

Para saber mais sobre a nova política de funcionamento do Laboratório Municipal e se informar sobre o setor, acesse:
http://intranet.saudejoinville.sc.gov.br/intranet_migracao/modulos/noticia/noticias.php?cod=5790

http://www.saudejoinville.sc.gov.br/guvsLaboratorio.php

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: